O Backup Automático é o processo de criar e armazenar cópias de segurança da base de dados em um servidor. Assim, mesmo que os arquivos originais não estejam disponíveis, será possível acessá-los. Este recurso pode ser executado de forma automática através das configurações previamente informadas no Radar Empresarial ou do Agendador de Tarefas do Windows.
Benefícios do Backup Automático:
Eliminação das falhas humanas;
Garantia de segurança e integridade dos dados;
Facilidade para restauração dos dados;
Concentração de informações em um só lugar;
Otimização do tempo.
A execução do recurso, bem como a posterior análise da integridade dos dados é de total responsabilidade do cliente. A WK Sistemas não se responsabiliza por perda de informações inerentes a backups errôneos. Para maior segurança, sugerimos inclusive que a cópia da base de dados seja realizada em um computador diferente do atual. Caso o backup seja feito em computadores da rede, vale salientar que ele não será executado quando a mesma estiver indisponível.
Alerta: o Backup Automático somente irá funcionar em plataformas apresentadas nos pré-requisitos do Radar.
O Backup Automático pode ser executado enquanto o Radar estiver em uso, no entanto, aconselhamos agendá-lo para horários alternativos, em que não há movimentação no sistema. É importante que o equipamento não seja desligado ou reiniciado durante o processo, evitando que a base de dados seja corrompida.
Se por algum motivo houver a necessidade de executar o Backup Automático manualmente, a partir da tela principal do Windows acesse o menu Iniciar/Executar e execute a linha de comando “C:\WKRadar\Pgms\Radar\WKBackup.exe”. Desta maneira, caso este serviço estiver previamente parametrizado, o mesmo será executado com base em tais configurações. Para executar o Backup Automático em modo instantâneo por linha de comando, mesmo não estando este serviço previamente parametrizado, basta utilizar os parâmetros do recurso de Backup Instantâneo.
Para acessar selecione o menu Ferramentas e em seguida a opção Backup Automático na tela principal do Radar Empresarial.
Esta tela é composta pelos seguintes campos:
Configuração:
Pasta
de destino: informe ou selecione em o caminho
local ou na rede, onde será gerado o backup da base de dados. Essa
pasta será criada automaticamente assim que o serviço for executado
pela primeira vez. Ex.: “C:\backup”.
Formato de sub-pastas: a partir da máscara com informações pré-definidas, é possível alterar os parâmetros de formatação do arquivo de backup. Passe o ponteiro do mouse sobre este campo para visualizar uma com o significado de cada item. Alertamos para a necessidade de respeitar a padronização das chaves e disposição das letras dentro das chaves. Você pode, por exemplo, mudar a ordem dos parâmetros ou remover algum dado que não utilize.
Compactação Automática: marque esta opção para que o backup efetuado seja compactado no formato .zip. Ao término da compactação, você terá como resultado o seu backup compactado, com o nome do arquivo vide parametrização do formato de sub-pastas. Nenhuma instalação adicional é necessária para utilização deste recurso.
Linha
de comando: informe ou selecione em o arquivo
de lotes que será executado ao final do backup de cada base. Será
executado o script com os parâmetros: pasta de destino, formato da
pasta do backup e as tags informadas no campo "Formato de sub-pastas"
em ordem. Ex.: "script.bat
C:\Backup Demo_06_2010 2010 06 01 15 30" .Este campo poderá
ser utilizado para realizar a compactação dos dados a partir de um
programa compactador de terceiros bem como outras instruções quaisquer
previamente programadas como cópias adicionais.
Observe que em tempo de execução, ao final de cada backup de base a variável '%1' utilizada no script será substituída pelo campo "Pasta de Destino" e o '%2' será substituído pela primeira tag informada no campo "Formato de sub-pastas" caso a opção "Executar linha de comando por base de dados estiver marcada (no exemplo utilizamos {BB}), caso contrário, retornará a raiz onde se encontram todas as bases, ou seja, o nome da pasta informado no campo "Pasta de destino".
Nota: nesta execução cada base do backup torna-se um arquivo executável compactado, caso você não deseje compactar a base, deixe o campo “Linha de Comando” em branco.
Executar linha de comando por base de dados: marque esta opção para que o script (.bat) seja executado por base de dados, ou seja, ao terminar o backup das bases a execução será realizada para cada base de dados. Caso esta opção esteja desmarcada, o script será executado uma única vez.
Pastas:
Cadastrados:
mostra todas as bases de dados disponíveis para backup.
Marcados: mostra as bases de dados marcadas para fazer backup.
selecione um item no quadro da esquerda
e clique para mover o item para
o quadro da direita.
clique para mover todos os itens
do quadro da esquerda para o quadro
da direita.
clique para remover todos os
itens do quadro da direita e movê-los
para o quadro da esquerda.
selecione
um item no quadro da direita e clique para remover o item do quadro da direita e movê-lo para o
quadro da esquerda.
Agendamento:
Agendar
Backup: marque esta opção para realizar as configurações do
agendamento do backup através do Radar.
Alerta: caso você não selecione a opção “Agendar Backup” os campos do grupo Agendamento serão desabilitados e neste caso, deve-se incluir no “Agendador de Tarefas” do Windows o arquivo "WKBackup.exe", disponível em “C:\WKRadar\Pgms\Radar”, o qual será executado buscando as informações que ficaram ativas na tela do Backup Automático. Mais detalhes consulte o seu profissional de T.I.
Horário:
informe ou selecione em
o horário para a realização do backup.
Data:
informe ou selecione em a data (dd/mm/aa) para
a realização do backup. No caso de backups 'Diários', 'Semanais' e/ou
'Mensais', este campo torna-se um referencial de ínicio, ou seja,
será considerado a partir da data informada neste campo. Ex.: 20/08/10.
Horário: selecione esta opção para que as configurações sejam executadas uma vez a cada hora.
Diário: selecione esta opção para que as configurações sejam executadas diariamente.
Semanal: selecione esta opção para que as configurações sejam executadas semanalmente.
Mensal: selecione esta opção para que as configurações sejam executadas mensalmente.
Usuário: informe o usuário para
acesso ao computador de destino, caso não precise de um usuário específico,
este campo deverá permanecer em branco e o backup será executado a partir
da conta “Sistema” do windows.
Senha: informe a senha do usuário,
caso não tenha usuário, este campo deverá permanecer em branco.
Domínio: informe o domínio ao qual
o usuário corresponde, caso não haja domínio, este campo deverá permanecer
em branco.
Alertas:
Enviar e-mail automaticamente em caso de inconsistências na base de dados: marque esta opção para que seja realizada uma conferência de integridade entre os arquivos da base durante a realização do backup automático. Em caso de desacordo no wkdatabase, será enviado um e-mail de alerta ao(s) usuário(s) responsável(is), indicando a base e o módulo da solução que necessita averiguação. Evitando desta forma, possíveis perdas de dados ocasionados por fatores externos e que acarretem em desalinhamento de arquivos na base. Ex.: problemas de gravação em disco.
Enviar e-mail automaticamente ao finalizar o backup com sucesso: ao marcar esta opção e o backup for concluído com sucesso, será enviado um e-mail aos destinatários definidos nos campos "Para" e "Cc" com o seguinte :
Para: informe o(s) endereço(s) de e-mail do(s) usuário(s) responsável(is) que irá(ão) receber o e-mail de alerta de inconsistências na base de dados. Ex.: ti@empresa.com.br; gestor@empresa.com.br.
CC: informe o(s) endereço(s) de e-mail do(s) usuário(s) responsável(is) que irá(ão) receber a cópia do e-mail de alerta de inconsistências na base de dados. Ex.: ti_2@empresa.com.br; empresa@empresa.com.br.
Nota: um backup do arquivo de log com a verificação a ser realizada é gerado na pasta DF da base. Ex.: BACKUP_AUTO.DAT.
Botão OK: clique para confirmar a operação e fechar a tela.
Botão Cancelar: clique para
cancelar a operação e fechar a tela.
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