Backup Automático - Ferramentas

O Backup Automático é o processo de criar e armazenar cópias de segurança da base de dados em um servidor. Assim, mesmo que os arquivos originais não estejam disponíveis, será possível acessá-los. Este recurso pode ser executado de forma automática através das configurações previamente informadas no Radar Empresarial ou do Agendador de Tarefas do Windows.

 

Benefícios do Backup Automático:

 

 

A execução do recurso, bem como a posterior análise da integridade dos dados é de total responsabilidade do cliente. A WK Sistemas não se responsabiliza por perda de informações inerentes a backups errôneos. Para maior segurança, sugerimos inclusive que a cópia da base de dados seja realizada em um computador diferente do atual. Caso o backup seja feito em computadores da rede, vale salientar que ele não será executado quando a mesma estiver indisponível.

 

Alerta: o Backup Automático somente irá funcionar em plataformas apresentadas nos pré-requisitos do Radar.

 

O Backup Automático pode ser executado enquanto o Radar estiver em uso, no entanto, aconselhamos agendá-lo para horários alternativos, em que não há movimentação no sistema. É importante que o equipamento não seja desligado ou reiniciado durante o processo, evitando que a base de dados seja corrompida.

 

Se por algum motivo houver a necessidade de executar o Backup Automático manualmente, a partir da tela principal do Windows acesse o menu Iniciar/Executar e execute a linha de comando “C:\WKRadar\Pgms\Radar\WKBackup.exe”. Desta maneira, caso este serviço estiver previamente parametrizado, o mesmo será executado com base em tais configurações. Para executar o Backup Automático em modo instantâneo por linha de comando, mesmo não estando este serviço previamente parametrizado, basta utilizar os parâmetros do recurso de Backup Instantâneo.

 

Para acessar selecione o menu Ferramentas e em seguida a opção Backup Automático na tela principal do Radar Empresarial.

 

 

Esta tela é composta pelos seguintes campos:

 

Configuração:

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo de script utilizado para compactação (Necessário ter um programa compactador previamente instalado):

 

Observe que em tempo de execução, ao final de cada backup de base a variável '%1' utilizada no script será substituída pelo campo "Pasta de Destino" e o '%2' será substituído pela primeira tag informada no campo "Formato de sub-pastas" caso a opção "Executar linha de comando por base de dados estiver marcada (no exemplo utilizamos {BB}), caso contrário, retornará a raiz onde se encontram todas as bases, ou seja, o nome da pasta informado no campo "Pasta de destino".

 

Nota: nesta execução cada base do backup torna-se um arquivo executável compactado, caso você não deseje compactar a base, deixe o campo “Linha de Comando” em branco.

 

 

Pastas:

 

 

selecione um item no quadro da esquerda e clique para mover o item para o quadro da direita.

clique para mover todos os itens do quadro da esquerda para o quadro da direita.

clique para remover todos os itens do quadro da direita e movê-los para o quadro da esquerda.

selecione um item no quadro da direita e clique para remover o item do quadro da direita e movê-lo para o quadro da esquerda.

 

Agendamento:

 

Alerta: caso você não selecione a opção “Agendar Backup” os campos do grupo Agendamento serão desabilitados e neste caso, deve-se incluir no “Agendador de Tarefas” do Windows o arquivo "WKBackup.exe", disponível em “C:\WKRadar\Pgms\Radar”, o qual será executado buscando as informações que ficaram ativas na tela do Backup Automático. Mais detalhes consulte o seu profissional de T.I.

 

 

Usuário: informe o usuário para acesso ao computador de destino, caso não precise de um usuário específico, este campo deverá permanecer em branco e o backup será executado a partir da conta “Sistema” do windows.
Senha: informe a senha do usuário, caso não tenha usuário, este campo deverá permanecer em branco.
Domínio: informe o domínio ao qual o usuário corresponde, caso não haja domínio, este campo deverá permanecer em branco.

 

Alertas:

 

 

 

 

 

Nota: um backup do arquivo de log com a verificação a ser realizada é gerado na pasta DF da base. Ex.: BACKUP_AUTO.DAT.

 

 

Botão OK: clique para confirmar a operação e fechar a tela.

Botão Cancelar: clique para cancelar a operação e fechar a tela.

 

Voltar à Configuração de Serviços